quinta-feira, 20 de junho de 2013

Regulamento do campeonato

Pessoal, este é o regulamento que utilizamos na 3ª e 4ª edições. As planilhas não estão visíveis, mas são planilhas simples para marcação do ponto correspondente ao acerto do atirador.

3º Campeonato de Tiro dos Amigos
Domingo, 24/02 na Serra da Paulista

Regulamento

O campeonato será realizado na Serra da Paulista domingo, dia 24/02.
O torneio calibre 4.5mm terá conferência e sorteio às 8h 30 min no domingo, devendo os atiradores chegarem meia hora antes do início.
O torneio calibre 5.5mm terá conferência e sorteio às 10h 30 min no domingo, devendo os atiradores chegarem meia hora antes do início.
O atirador que chegar após o início não poderá participar.
Cada modalidade terá uma taxa de inscrição de R$15,00.

O campeonato será no formato de pontos corridos, e ao final de 5 etapas, o 3 primeiros colocados serão os ganhadores.

1º posto  (tiro no alvo de papel, 10m):
- 3 tiros deitado com apoio; 3min
- 3 tiros ajoelhado ou cócoras, apoio do próprio atirador; 2min
- 3 tiros em pé, sem apoio; 2min
- 1 tiro livre; 2min
No cal 5.5mm, cada atirador terá 3 alvos para efetuar os disparos, sendo utilizado um alvo para cada posição.
Total: 10 tiros, máximo de 100pts

2º Posto (tiro em silhueta, 10 e 15 m)
- 5 alvos pré determinados em tamanho decrescente (exemplo: lata de óleo, lata de cerveja, lata de milho...)
- cada alvo o atirador terá 3 chances por alvo, sendo descontado pontos a cada erro
- cada alvo começará valendo:
distância
15mt
15mt
10mt
10mt
10mt
alvo
Garrafa 600ml
Garrafinha 290ml
Toco (6x4cm)
Toco (4x2cm)
Lâmpada de carro
pontos
10
15
20
25
30
desconto
3pt
5pt
7pt
8pt
10pt
- perdido as 3 chances, o atirador pode utilizar mais 3 chances no mesmo alvo, porém perderá o direito de concluir todos os alvos.
Total: 5 alvos, máximo de 100 pts
Cada atirador na linha terá um ‘’tutor’’ (atirador que não estiver na linha de tiro será sorteado para a função) que fornecerá o chumbo correspondente a cada silhueta, sendo o tutor o responsável por anotar os pontos atingidos pelo atirador na planilha abaixo:
Atirador





Fiscal





Modalidade    4.5 (   ) ou 5.5 (   )    /      2º posto
Pontuação


Distância 10m  (   ) /  15m (   )
Alvo
Garr600ml
Garr290ml
Toco Gd
Toco Pq
Lampada
1º Tiro
10
15
20
25
30
2º Tiro
7
10
14
17
20
3º Tiro
4
5
7
9
10

Zero
Zero
Zero
Zero
Zero

Cada atirador será responsável por conferir a pontuação marcada na planilha após a sessão estar completa, antes da mesma ser computada pelo mesário.


3º posto (silhueta com tempo, 15m)
Serão colocados 10 tocos de madeira (6x4cm) em uma prateleira de madeira, como o desenho abaixo. O atirador deverá começar a rodada pelos tocos inferiores subindo somente após derrubar todos do lance. Faltando 10 segundos o mesário dará outro sinal, fazendo contagem regressiva a partir de 5s.
Cada toco derrubado soma-se 5 pontos.
Caso não seja efetuado todos os disparos, não haverá desconto de pontos
Cal 4.5mm – tempo de 1m 30’
Cal 5.5mm – tempo de 1m 40’
Total: 10 tiros, máximo de 50pts


4º posto (alvo de papel com tempo, 15m)
Cada atirador receberá 10 chumbos contados, e após o sinal terá um tempo determinado para efetuar 10 disparos seguidos. Faltando 10 segundos o mesário dará outro sinal, fazendo contagem regressiva a partir de 5s.
Cal 4.5mm – tempo de 1m 10’
Cal 5.5mm – tempo de 1m 20’

Terminado o tempo, se o atirador não efetuou todos os disparos, este terá uma penalidade de 3pts por tiro não dado.
O objetivo da punição é testar a agilidade do atirador e sua capacidade de fixar a mira o mais rápido possível, punindo quem quiser ‘’caprichar’’ para acertar a mosca e assim fazer uma grande pontuação com menos disparos.
O atirador que efetuar o disparo após o término do tempo regulamentar, perderá 10 pts.
No caso do atirador não pontuar e ainda sofrer ‘’punição’’ por disparo não efetuado, o mínimo será 0 pts, não descontando pontos obtidos em outra fase.
Total: 10 tiros, máximo de 100pts



5º posto (silhueta, 20m)
Serão colocadas 5 bexigas de mesmo tamanho na distância de 20m. Cada alvo terá 2 chances de direito, descontando-se pontos a cada erro do atirador.
Cada atirador terá um tutor que ficará responsável por anotar a pontuação atingida.
Atirador





Fiscal





Modalidade    4.5 (   ) ou 5.5 (   )    /      5º posto
Pontuação


Distância: 20m
Alvo
1
2
3
4
5
1º Tiro
10
10
10
10
10
2º Tiro
5
5
5
5
5

Zero
Zero
Zero
Zero
Zero

Total: min 5, máx de 10 tiros, máximo de 50pts


Regras complementares:
- PARA CADA CARABINA PRESENTE NO TORNEIO, SERÃO PERMITIDOS NO MÁXIMO 2 ATIRADORES UTILIZANDO A MESMA ARMA.
- O ÚNICO QUE PODERÁ PEDIR REVISÃO DE ALVO SERÁ O PRÓPRIO ATIRADOR. CASO OUTRO ATIRADOR INTERVENHA, PERDERÁ 10PT.
- o chumbo utilizado será de responsabilidade de cada atirador
- os alvos serão de 17x17 cm, papel cartão com mosca branca tendo pontuação de 1 a 10
- a posição do atirador na linha será sorteada (vários atiradores vão realizar os postos ao mesmo tempo)
- ao transitar pelo torneio, permanecer com a arma ‘’quebrada’’
- ao término de cada bateria, manter a arma em posição de descanso (quebrada)
- ao término de cada bateria o auxiliar do atirador (o atirador que não estiver na linha de tiro) fará a contagem dos pontos no alvo mediante ao aval do juiz
- se o atirador efetuar os disparos no alvo do concorrente, a pontuação será computada para o adversário

Penalidades:
- o atirador que efetuar o disparo após o término do tempo, será descontado 10 pts do total obtido na série.
- se o atirador fizer o uso de um tiro ‘’extra’’, será descontado 10pts

Empate:
- os atiradores empatados em pontos ao término de uma fase, se enfrentarão em mata-mata, tiros seguidos em silhuetas até que um dos oponentes erre. O atirador vencedor somará 1 ponto, encerrando a dualidade em pontos.

Caso Excepcional
- caso aconteça na conferência do alvo, ‘’faltar’’ algum tiro, e houver dúvida se foi um dentro do outro, cabe ao ATIRADOR pedir revisão do alvo assim como solicitar um novo tiro ao fiscal.

Premiação:
Serão fornecidos troféus aos 3 primeiros colocados de cada modalidade.
Caso haja ‘’sobra’’ no valor da taxa recolhida, esta será revertida em prêmios aos atiradores, como caixa de chumbinho ou ‘’salva’’ da taxa de inscrição.

Alvo padrão que será utilizado

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