quarta-feira, 15 de maio de 2013

Grupamento e regulagem de mira

Bom pessoal vamos falar um pouco de grupamento e regulagem de mira.

O que seria grupamento? Em uma sessão de tiros, o sonho de qualquer atirador é colocar um tiro dentro do outro...tarefa ingrata ao mesmo tempo que impossível!!!

Então, para avaliar se sua carabina e você estão com uma harmonia balanceada, tem-se que avaliar o grupamento que seus tiros estão fazendo no alvo, não avaliar somente aquele tiro em que acertou a mosca.

Um grupamento se dá com no mínimo 3 tiros, sendo um bom grupamento para início de análise com 5 tiros no mesmo alvo. Conforme o atirador for evoluindo em sua técnica e acuracidade, poderá analisar grupamentos com 3 tiros no mesmo alvo.
Um grupamento de 5 tiros.

Neste exemplo, foi proposital o grupamento à esquerda da mosca para mostrar que ou a mira não está regulada, ou o atirador tem cacoete e puxa a arma no momento do disparo.

Outro fator importante: para avaliar o grupamento do conjunto arma/chumbo (sim, o chumbo faz muita diferença), é essencial que o atirador faça sua sessão totalmente apoiado assim como sua carabina, eliminando ao máximo variações naturais de respiração e possíveis cacoetes. Também o atirador deverá manter a mesma forma de visada em todos os tiros, não adianta tentar compensar neste treino (o atirador pode ver que está atirando fora) já que o objetivo é avaliar o grupamento para posterior correção.
Sessão de 5 tiros realizados apoiados
Neste exemplo, pode-se afirmar que a arma está fazendo um grupamento muito bom, porém a mira necessita ser ajustada. Em comparação ao primeiro exemplo, o atirador no caso eliminou ou minimizou ao máximo seu cacoete e conseguiu este grupamento. 

Como percebemos que a mira da arma está fora, vamos falar como se dará esta correção. Como observamos o grupamento está à esquerda da mosca, como trazer este grupamento para o centro? A altura também se analisarmos está levemente para cima, que também poderá ser ajustada.

Para ajustar a mira deve-se seguir a receita básica: para abaixar o grupamento no ponto de impacto, o atirador deverá abaixar a alça de mira, neste exemplo, um clique somente já seria suficiente; para ajustar o centro, é o contrário, se o grupamento está à esquerda, o ''carro'' deverá ser puxado para a direita.

A regulagem de altura pode variar de atirador para atirador e para o tipo de modalidade, alvo de papel e silhueta. Alguns colocam o ponto de impacto logo a cima da massa de mira (ponto vermelho), outros preferem cobrir o ponto de impacto com a massa de mira.

Voltando à regulagem, após realizar a etapa de alinhamento da alça de mira de acordo com o grupamento obtido, teremos algo do tipo:

Bom, acho que por aqui é só, espero que tirem algumas dúvidas em relação a ajuste de mira e que façam bons tiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário